Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Atuação da PGE-AM garante continuidade do ‘Potássio Autazes’, projeto com potencial para gerar mais de 17 mil postos de trabalho

12 de maio de 2025
Compartilhar

Novo marco na economia do Amazonas é um dos maiores investimentos existentes no Estado

FOTO: Divulgação/Potássio do Brasil

A atuação da Procuradoria Geral do Amazonas (PGE-AM) viabilizou a continuidade de um dos projetos mais importantes para o desenvolvimento da economia amazonense. O “Potássio Autazes”, que apresenta potencial para gerar mais de 17 mil empregos diretos e indiretos, teve seu prosseguimento assegurado após julgamento de recursos pela 6ª Turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF 1) na última semana.

O procurador-geral do Estado, Giordano Bruno Costa da Cruz, destacou que a atuação jurídica da PGE-AM, em favor do projeto, prioriza o alinhamento entre desenvolvimento econômico, geração de postos de trabalho e sustentabilidade.

A PGE-AM pediu a suspensão da decisão judicial provisória e foi atendida pelo TRF1, firmando a competência do Ipaam para o licenciamento.

Além disso, também, foram interpostos diversos recursos, julgados na quinta-feira (08/05), pela 6ª Turma do TRF 1, decidindo que as irregularidades apontadas pelo MPF não existem.

Com as decisões, o licenciamento pode prosseguir, possibilitando grandes investimentos para o Amazonas, geração de emprego e renda, além de mais dignidade para a população.

Para o procurador do Estado do Amazonas, Fabiano Buriol, que acompanha os recursos no TRF1 e que esteve presente no julgamento, a atuação da PGE, demonstrando a competência do Ipaam e também a regularidade do processo de licenciamento, foi fundamental.

“É uma demanda muito complexa, mas a Procuradoria do Meio Ambiente e a Procuradoria do Estado do Amazonas no Distrito Federal fizeram o possível para assegurar a continuidade do projeto, sempre de acordo com a legislação pertinente. Agora o projeto pode prosseguir com mais segurança, e beneficiará o Estado, Municípios e grande parte da população amazonense”, afirmou o Buriol.

O projeto teve sua continuidade ameaçada em razão de alegações apresentadas pelo Ministério Público Federal (MPF) e acatadas pela Justiça Federal, argumentando, por exemplo, que o licenciamento deveria ser conduzido pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama); e não pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (Ipaam).

Segundo a empresa Potássio do Brasil, os investimentos previstos são de aproximadamente R$ 13 bilhões. Apenas na fase de construção da planta fabril, a previsão é gerar 2,6 mil empregos diretos. O uso de mão de obra local será de até 80%.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governador Wilson Lima entrega mais de 40 toneladas pelo Programa de Aquisição de Alimentos a instituições sociais em Manaus

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas entrega 42 toneladas de alimentos e reforça segurança alimentar no Natal em Manaus

22 de dezembro de 2025
Amazonas

FCecon orienta pacientes com câncer sobre alimentação nas festas de fim de ano

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Detran-AM realiza operação de fiscalização em Manaus e Rio Preto da Eva e registra 411 infrações

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Projeto Colore Mossoró II conclui atividades em Mossoró com formação artística e revitalização comunitária

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Operação Viagem Segura da Arsepam fiscaliza transporte intermunicipal no Amazonas durante festas de fim de ano

22 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica