Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Governo do Amazonas solicita crédito extraordinário ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social para enfrentamento da estiagem

19 de agosto de 2025
Compartilhar

Proposta inclui apoio humanitário a mais de 545 mil famílias e ações emergenciais em comunidades isoladas do estado

Foto: André Oliveira/MDS

Como medida de prevenção, o Governo do Amazonas solicitou, ao Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), nesta terça-feira (19/08), a liberação de crédito extraordinário destinado ao combate à insegurança alimentar, que podem ser agravadas pelos efeitos da estiagem no estado.

O pedido foi formalizado ao ministro do MDS, Wellington Dias, em reunião que contou com a participação do secretário da Defesa Civil do Amazonas, coronel Francisco Máximo, da titular da Secretaria de Assistência Social do Amazonas (Seas), Kely Patrícia, e do diretor-presidente da Agência Amazonense de Desenvolvimento Econômico, Social e Ambiental (Aadesam), Breno Penha.

Foto: André Oliveira/MDS

“Estamos buscando o apoio do Governo Federal de forma antecipada, para que possamos chegar às famílias antes que a seca complique ainda mais a vida delas. A nossa prioridade é garantir comida na mesa, água potável e assistência para os povos ribeirinhos e indígenas que podem ficar isolados durante a estiagem”, ressaltou o coronel Francisco Máximo.

De acordo com os ofícios encaminhados ao MDS, o crédito extraordinário permitirá a ampliação da ajuda humanitária para garantir a entrega de cestas básicas, água potável, gás e kits de higiene familiar e infantil, principalmente em comunidades ribeirinhas e indígenas que podem enfrentar isolamento fluvial.

O Governo do Amazonas estima que até 545 mil famílias podem ser atingidas pela seca, sendo cerca de 46 mil de povos indígenas e quilombolas em situação de maior risco. O cenário reforça a necessidade de ações antecipadas para garantir a segurança alimentar antes que a redução da navegabilidade dos rios comprometa a logística de entrega.

Além do crédito extraordinário, o estado também solicitou medidas especiais do Programa Bolsa Família, como a liberação imediata do pagamento sem escalonamento, a autorização de saque sem cartão ou documento e a suspensão de bloqueios por falta de atualização cadastral.

“É muito importante alinhar as próximas ações do Governo do Amazonas em conjunto com o Governo Federal para apoiar essas famílias no momento em que elas mais precisam”, reforçou a secretária de Assistência Social, Kely Patrícia.

Foto: André Oliveira/MDS

Prognóstico da estiagem

Os prognósticos hidrometeorológicos indicam que a estiagem de 2025 deve ter intensidade leve a moderada, resultado da recuperação dos rios após a cheia deste ano. A previsão é de que entre 20 e 30 municípios sejam afetados, principalmente nas calhas dos rios Purus, Madeira e Juruá.

O Governo do Amazonas vem adotando medidas preventivas desde o início do ano, como o envio de purificadores de água, instalação de estações móveis de tratamento (ETAMs), distribuição de ajuda humanitária e monitoramento em tempo real dos níveis dos rios. O Comitê Estadual de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais foi tornado permanente e atua em articulação com órgãos federais e prefeituras para coordenar ações emergenciais.

Foto: André Oliveira/MDS

Certificação da Aadesam

Durante a reunião, também foi tratada a situação da Agência Amazonense de Desenvolvimento Social, que aguarda a certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas). O processo foi protocolado em outubro de 2024 e encontra-se na quinta etapa de análise técnica, entre sete necessárias até a decisão final.

A certificação é fundamental para assegurar isenções fiscais à entidade, como a redução da contribuição previdenciária ao INSS, além da isenção de IPVA e do PIS sobre a folha de pagamento. A medida permitirá ampliar o alcance das ações sociais desenvolvidas pela Aadesam no Amazonas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Formatura oficiais combatentes amazonas reduz custos, fortalece corporação e qualifica profissionais para atuar no estado

23 de dezembro de 2025
Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de Flávio Amaral Félix procurado por estupro de adolescente em Itapiranga

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Governo Presente amplia acesso à saúde em Manaus com mais de 17,6 mil atendimentos em 2025

22 de dezembro de 2025
Amazonas

FVS-RCP atualiza informe sobre vírus respiratórios e registra 5.408 casos notificados no Amazonas em 2025

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach no Teatro Amazonas tem sessões às 19h até 23/12

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Produtores rurais destacam o fortalecimento do setor primário com apoio do Governo do Amazonas

22 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica