Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

HPS 28 de Agosto integra esforço nacional para uso racional de medicamentos que combatem infecções

29 de agosto de 2025
Compartilhar

Iniciativa busca reduzir resistência a antibióticos e outros antimicrobianos, além de fortalecer a segurança do paciente

Foto: Guilherme Fragas / CHS

Uma das 53 unidades hospitalares do Brasil a integrar o Programa de Gerenciamento de Antimicrobianos em Hospitais do SUS (Pegasus), o Hospital e Pronto-Socorro (HPS) 28 de Agosto recebeu nesta sexta-feira (29/08) uma equipe do Hospital Alemão Oswaldo Cruz. A visita faz parte do processo de capacitação das equipes de assistência com vistas ao uso racional de medicamentos, como os antibióticos, e a preservação da sua eficácia no combate às infecções por bactérias, vírus, fungos e parasitas.

O projeto iniciou em agosto e deve se estender até dezembro de 2026 no HPS, unidade da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM) que, junto com o Instituto da Mulher Dona Lindu (IMDL), integra o Complexo Hospitalar Sul (CHS).

O Pegasus faz parte do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (Proadi-SUS), desenvolvido em parceria com o Ministério da Saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). De acordo com a secretária de Estado de Saúde, Nayara Maksoud, a participação no programa reafirma o compromisso da SES-AM com a excelência assistencial e a melhoria contínua de seus processos.

Segundo o médico infectologista da equipe, Bruno Tavares, a resistência a esses medicamentos é um dos maiores desafios da saúde, pois pode levar à falta de tratamentos eficazes para infecções futuras. “O projeto visa prevenir a seleção de microrganismos resistentes e manter a utilidade dos medicamentos”, explicou.

Foto: Guilherme Fragas / CHS

O diretor técnico do HPS 28 de Agosto, Roberto Zonta, destacou a relevância do programa para a instituição e para a jornada do paciente nas unidades do CHS. “O Pegasus vem justamente para reforçar nossas condutas e oferecer novas ferramentas de controle, garantindo tratamentos mais eficazes e com menor impacto para os pacientes”, destacou.

A iniciativa busca, ao final, reduzir a morbidade e a mortalidade dos pacientes, além de diminuir o tempo de internação e os custos hospitalares, como afirma Priscila Gusmão, Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Relacionada à Assistência à Saúde (Sciras) do CHS.

“O projeto Pegasus é uma oportunidade de transformar a realidade que nós temos quanto ao uso racional de antibióticos, trazendo muitos benefícios imediatos na prática clínica, nos indicadores de segurança do paciente e de recursos econômicos”, afirmou.

A programação da visita incluiu uma apresentação do projeto para a diretoria, lideranças e equipes gestoras do hospital, com o objetivo de sensibilizá-los sobre a importância do tema e tirar dúvidas sobre a execução do programa. Em seguida, a equipe do Pegasus fez visitas técnicas à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), ao Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (Sciras), à Farmácia e ao Laboratório de Microbiologia, para conhecer a estrutura física e as equipes locais.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

HPS 28 de Agosto inaugura segunda unidade de internação com modelo digital e amplia atendimento no Complexo Hospitalar Sul

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Zona Franca de Manaus mantém competitividade após regulamentação e inicia transição prática para o novo sistema tributário

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Novo Aripuanã inaugura quadra poliesportiva revitalizada com investimento de R$ 2,1 milhões e obras complementares

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Afeam aplica mais de R$ 320 milhões em crédito em 2025 para comércio serviços e agronegócio no Amazonas

19 de dezembro de 2025
Amazonas

FUnATI registra 182.212 pessoas beneficiadas em 2025 e amplia ações de envelhecimento saudável no Amazonas

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Escola de Capoeira Luta de Libertação encerra ciclo anual de oficinas e gradua cerca de 100 alunos no CCPA

19 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica