Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Idam registra mais de 1,9 mil Cartões do Produtor Primário emitidos e renovados em agosto

9 de setembro de 2025
Compartilhar

O documento rural permite o acesso a diversos benefícios e direitos específicos ao agricultor familiar e produtor rural

FOTOS: Divulgação/Idam

No mês de agosto, foi registrado o total de 1.943 Cartões de Produtor Primário (CPP) emitidos e renovados no estado, de acordo com dados divulgados pelo Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), o responsável por viabilizar o documento rural. Ao todo, o órgão já contabiliza mais de 17 mil documentos emitidos e renovados desde janeiro deste ano.

Essencial para assegurar o acesso a benefícios e chamadas públicas, o CPP é um documento emitido e renovado pelo instituto. Para a diretora-presidente do Idam, Eliane Ferreira, priorizar a regularização da documentação rural do pequeno produtor é um serviço base para os trabalhos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) no estado.

“A partir do momento em que o pequeno produtor se encontra regularizado, nossos técnicos podem então dar continuidade com o trabalho de auxiliar o agricultor familiar, o pescador artesanal, o extrativista, a acessar benefícios como crédito rural e chamadas públicas, como o Programa da Regionalização da Merenda Escolar (Preme)”, destacou a diretora-presidente.

Ranking do CPP

Em agosto, destacou-se o município de Manacapuru (distante 68 quilômetros de Manaus), com a emissão de 78 CPPs e a renovação de 302, totalizando 380 documentos, um número seis vezes superior ao registrado em julho.

Em seguida, estão os municípios de Rio Preto da Eva, com 41 emissões e 165 renovações; e Apuí, com 13 emissões e 110 renovações.

Documentos necessários

Para renovar o CPP, o produtor rural deve buscar a Unidade Local (Unloc) ou posto avançado no município com cartão original. O técnico do Idam é quem realizará as alterações necessárias, tanto dos dados pessoais do trabalhador, quanto das atividades agropecuárias (plantel e área cultivada atuais).

Em caso de perda ou extravio do documento, é necessário ter em mãos a cópia do boletim de ocorrência registrado na delegacia do município ou pela internet, por meio da Delegacia Interativa (http://www.delegaciainterativa.am.gov.br/).

A partir da solicitação pelo produtor rural, o documento é enviado para Coordenadoria da Carteira do Produtor Rural, localizada no Idam Central, na capital, para confecção do CPP que, posteriormente, é enviado para a unidade local ou posto avançado, responsável por realizar a entrega ao beneficiário.

Os produtores que ainda não têm inscrição no CPP, também, podem buscar os escritórios do instituto com os seguintes documentos: Carteira de Identidade, CPF, título definitivo da propriedade, comodato, arrendatário, posseiro, usufruto, concessionários do Programa Nacional de Reforma Agrária (PNRA), parceiros ou permissionários de áreas públicas.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo Presente: Mutirão de serviços registrou mais de 115,7 atendimentos em 2025

21 de dezembro de 2025
Amazonas

Espetáculo Edward Mãos de Tesoura retorna a Manaus com sessão gratuita no Largo de São Sebastião em 23/12

21 de dezembro de 2025
Amazonas

Saúde AM Digital é divulgado por SES-AM durante Governo Presente com 1.181 mil atendimentos no Educandos

21 de dezembro de 2025
Amazonas

SES-AM registra 1.181 mil atendimentos e orienta sobre Saúde AM Digital durante Governo Presente em Manaus

21 de dezembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas abre credenciamento do Promove para moveleiros com edital até 22 de janeiro de 2026

21 de dezembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas abre credenciamento do Promove 2026 para moveleiros com prazo até 22 de janeiro de 2026

21 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica