Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Educar para Respeitar o Envelhecer: Programação incentiva reflexões em estudantes do Ensino Fundamental

25 de setembro de 2025
Compartilhar

A ação faz parte da programação da Semana Estadual da Pessoa Idosa

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

No olhar dos estudantes, surpresa e admiração ao verem a apresentação de hip-hop do grupo de idosos “100% Jovem”, que esteve presente, nesta quinta-feira (25/09), na Escola Estadual Adalberto Valle, zona sul de Manaus, levando uma abordagem educativa sobre idadismo aos estudantes do 8º ano. A ação faz parte da programação da Semana Estadual da Pessoa Idosa, organizada pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc).

Segundo Isana Hipólito, coordenadora do projeto ‘Educar para Respeitar o Envelhecer’ do programa EnvelheSer 60+ da Secretaria Executiva de Direitos da Pessoa Idosa (Seadpi), a atividade já integra o calendário da pasta e foi inserida na programação da Semana para maior interação com o público mais jovem com a pessoa idosa, desmistificando o processo de envelhecimento.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

“Hoje a abordagem educativa serviu para falar sobre o processo de envelhecimento. A atividade teve como finalidade reunir jovens e idosos para juntos conversarem e falarem da importância do processo de envelhecimento e também sobre como envelhecer com qualidade.”, enfatiza.

Houve ainda uma interação entre as diferentes gerações, quando cinco pessoas idosas compartilharam suas experiências, histórias de vida e conselhos. A estudante Isabela Costa, 15 anos, foi uma das que se sentiu inspirada. “Eu amei vê-las dançar, essa energia, a facilidade delas e eu me inspirei muito. Durante a conversa elas até falaram que não era para a gente desistir, que Deus sempre abre as portas. E vê-las dançando foi muito divertido. Todo idoso tem a chance de se divertir e viver”, diz.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

No âmbito escolar, a diretora da escola, Clíssia Corrêa, reforça que muitas vezes os idosos só chegam para tratar assuntos de reunião ou outras questões ligadas aos alunos dos quais são responsáveis, mas que a atividade proporcionou uma quebra nesse padrão.

“Essa atividade foi importante porque os nossos alunos, em sua maioria, convivem com idosos, são criados pelos avós e eles precisam ter essa ideia de ter respeito pela pessoa idosa e não os abandonem. Além disso, é fazer com que os idosos adentrem a escola de uma outra forma, não apenas vir para uma reunião ou falar com a diretora, mas participar de um ação educativa com os alunos”, pontua Clíssia.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

Durante a ação, Isaac Lacerda, 14 anos, percebeu o quão importante é o respeito à pessoa idosa e ver os idosos dançando fez com que ele entendesse que ser idoso é ter liberdade para fazer que quiser. “Eu achei muito importante para gente saber que idade não é um obstáculo para fazer o que querem e que cada vez os idosos têm liberdade e tem sua própria voz sem depender dos filhos”, ressalta.

Foto: Lincoln Ferreira/Sejusc

As atividades da semana seguem até dia 30 de setembro com abordagens educativas e ações no interior.

Educar para respeitar o envelhecer

O projeto busca incentivar a conscientização sobre o envelhecimento no espaço escolar por meio de palestras e atividades visando sensibilizar os estudantes sobre a importância do respeito e valorização do processo de envelhecimento, bem como, a prevenção da violência contra a pessoa idosa.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

HPS 28 de Agosto inaugura segunda unidade de internação com modelo digital e amplia atendimento no Complexo Hospitalar Sul

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Zona Franca de Manaus mantém competitividade após regulamentação e inicia transição prática para o novo sistema tributário

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Novo Aripuanã inaugura quadra poliesportiva revitalizada com investimento de R$ 2,1 milhões e obras complementares

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Afeam aplica mais de R$ 320 milhões em crédito em 2025 para comércio serviços e agronegócio no Amazonas

19 de dezembro de 2025
Amazonas

FUnATI registra 182.212 pessoas beneficiadas em 2025 e amplia ações de envelhecimento saudável no Amazonas

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Escola de Capoeira Luta de Libertação encerra ciclo anual de oficinas e gradua cerca de 100 alunos no CCPA

19 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica