Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Bombeiros do Amazonas participam de treinamento de emergência envolvendo produtos químicos

2 de outubro de 2025
Compartilhar

A simulação aplicou técnicas de salvamento, isolamento, evacuação, contenção e descontaminação nos cenários.

Fotos: Paulo Bahia/CBMAM

Mais de 50 alunos do Curso de Formação de Oficiais (CFO) do Corpo de Bombeiros Militar do Amazonas (CBMAM) participaram, nesta quinta-feira (02/10), de um treinamento de emergência envolvendo produtos químicos em Manaus. O objetivo é preparar os profissionais para atuação em uma situação real.

O treinamento ocorreu no comando-geral da corporação, localizado no bairro Petrópolis, zona sul da capital, e durou cerca de quatro horas. Três viaturas do CBMAM e 12 militares também atuaram no simulado.

“Os cadetes estão aplicando os conhecimentos adquiridos em sala de aula, simulando o atendimento a um ambiente onde haja contaminantes de diversas naturezas”, explicou o comandante-geral do CBMAM, coronel BM Orleilso Muniz.

“Existe uma série de procedimentos a serem observados para garantir que o bombeiro consiga chegar próximo do agente contaminante, fazer o atendimento e passar por fases de descontaminação e poder ser reintegrado às guarnições de socorro”, acrescentou o coronel.

A simulação aplicou técnicas de salvamento, isolamento, evacuação, contenção e descontaminação nos cenários. A atividade contribui para a integração dos conhecimentos de saúde, segurança e meio ambiente às ações operacionais, além do desenvolvimento de estratégicas para tomada de decisão baseada em protocolos nacionais e internacionais de resposta a emergências químicas.

Fotos: Paulo Bahia/CBMAM

“O Polo Industrial de Manaus possui muitos produtos considerados perigosos e nesse cenário envolvendo uma emergência será necessário utilizar o Nível A, Nível B para fazer o controle e salvamento”, esclareceu a tenente Waldenize Santana, instrutora da disciplina.

Os militares utilizaram trajes de proteção química de encapsulamento nível A e B. Com o treinamento, o futuro oficial estará apto para identificar, avaliar e intervir em ocorrências com produtos perigosos.

A atividade faz parte da Disciplina de Intervenção envolvendo produtos perigosos e possui carga horária total de 30 horas. “É uma base fundamental para que nós tenhamos o conhecimento de como agir no enfrentamento e principalmente no comando desse tipo de ocorrência”, afirmou o cadete Warlem Leal.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

HPS 28 de Agosto inaugura segunda unidade de internação com modelo digital e amplia atendimento no Complexo Hospitalar Sul

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Zona Franca de Manaus mantém competitividade após regulamentação e inicia transição prática para o novo sistema tributário

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Novo Aripuanã inaugura quadra poliesportiva revitalizada com investimento de R$ 2,1 milhões e obras complementares

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Afeam aplica mais de R$ 320 milhões em crédito em 2025 para comércio serviços e agronegócio no Amazonas

19 de dezembro de 2025
Amazonas

FUnATI registra 182.212 pessoas beneficiadas em 2025 e amplia ações de envelhecimento saudável no Amazonas

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Escola de Capoeira Luta de Libertação encerra ciclo anual de oficinas e gradua cerca de 100 alunos no CCPA

19 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica