Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Secretaria de Educação apoia 3º Encontro de Formação de Professores da Educação Básica

18 de novembro de 2025
Compartilhar

Evento discute formação e valorização dos professores da educação básica; 2,3 mil docentes amazonenses estão em formação pelo programa

FOTO: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

O 3º Encontro Norte-Nordeste do Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor) iniciou, nesta terça-feira (18/11), na Universidade Federal do Amazonas (UFAM), reunindo coordenações institucionais, docentes formadores, gestores educacionais e cursistas do programa nas regiões Norte e Nordeste do país.

A Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar participa da programação como parceira logística do evento e como órgão responsável pela articulação das demandas de formação docente no Amazonas, por meio do Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente (Fepad).

Criado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o Parfor é uma das mais importantes políticas públicas de formação superior para professores da educação básica em exercício. A iniciativa atua para reduzir desigualdades regionais, especialmente no Norte e Nordeste, regiões que historicamente apresentam os maiores índices de professores sem formação específica exigida pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB nº 9.394/96).

Parfor no AmazonasDesde 2009, quando o programa começou a ser executado, mais de 8 mil professores amazonenses já foram beneficiados com formações realizadas por instituições de ensino superior. Atualmente, o estado possui 2,3 mil professores em formação, distribuídos em cursos regulares do Parfor e também mais 650 docentes cursistas na modalidade Parfor-Equidade, que atende licenciaturas indígenas, Pedagogia Intercultural Indígena, Libras, Pedagogia do Campo e Educação Inclusiva, com cursos oferecidos pela Ufam e pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) em todo o estado.

FOTO: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

De acordo com a professora doutora Regina Marieta, representante da Secretaria de Educação e responsável pelo colegiado do Fepad, o Fórum desempenha papel estratégico dentro da política. É o Fepad que mapeia a necessidade de formação docente no Amazonas e comunica às instituições de ensino superior para abertura de editais e portarias de formação, garantindo que os cursos sejam planejados de acordo com a realidade das escolas públicas.

“As discussões do Parfor são fundamentais para o Norte e Nordeste, regiões que ainda enfrentam maiores desafios educacionais. Qualificar o corpo docente amazonense significa fortalecer a escola pública e ampliar as possibilidades de aprendizagem dos nossos estudantes”, destacou a professora.

Discussão urgente para o novo PNEO coordenador do ForParfor da Região Norte e também coordenador geral do 3º Enneparfor, professor doutor Mark Clark Assen, ressaltou que o encontro em Manaus ocorre em um momento-chave para o país. O Plano Nacional de Educação (PNE) vigente, de 2014, chega ao fim em 2025 com metas essenciais ainda não cumpridas, entre elas, as relacionadas à formação e valorização de professores.

“O debate sobre o Parfor hoje é urgente. Precisamos pensar políticas públicas para o novo PNE, porque não podemos repetir o cenário anterior. O encontro reúne vozes da universidade, dos sistemas de ensino e dos próprios professores para projetar um caminho de fortalecimento da docência no Brasil”, enfatizou o coordenador.

Debates

FOTO: Luiggi Bacelar / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Ao longo dos três dias de programação, o 3º Enneparfor promove painéis e mesas que abordam temas centrais como os impactos do Parfor na redução de desigualdades regionais; experiências formativas nas licenciaturas; formação docente para contextos indígenas, ribeirinhos e de floresta; desafios para o novo Plano Nacional de Educação e apresentação de pesquisas, livros e materiais produzidos por cursistas e egressos.

O encontro reúne representantes de estados do Nordeste e de estados da região Norte, com participação presencial e online de profissionais de diversas redes de ensino.

A presença da Secretaria de Educação reforça o compromisso do Governo do Amazonas em ampliar ações de formação continuada e garantir que professores da rede pública tenham acesso à qualificação acadêmica, com impacto direto na qualidade da educação ofertada aos estudantes.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Detran de Portas Abertas registra 497 atendimentos neste sábado

6 de dezembro de 2025
Amazonas

Concerto ‘Crianças Unidas do Brasil 2025’ leva magia natalina ao Teatro Amazonas neste domingo

6 de dezembro de 2025
Amazonas

‘O Mundo Encantado do Natal’: Neste sábado, Parque Rio Negro abre programação gratuita com música, teatro e circo

6 de dezembro de 2025
Amazonas

‘O Mundo Encantado do Natal’: Fábrica do Papai Noel e Vila do Natal abrem programação com experiências imersivas

6 de dezembro de 2025
Amazonas

‘Natal Itinerante’ chega ao bairro Zumbi, na abertura da programação nos bairros de Manaus

6 de dezembro de 2025
Amazonas

Diretores que Inspiram: Secretaria de Educação homenageia gestores escolares da rede estadual

6 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica