Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Pacientes destacam avanços e qualidade na primeira etapa das obras no Hospital Francisca Mendes

3 de dezembro de 2025
Compartilhar

Governador Wilson Lima realizou a entrega da nova estrutura que passa a contar com 49 leitos renovados na unidade

Foto: Alex Pazuello/ Secom

A entrega da primeira etapa das obras de modernização da Fundação Hospital do Coração Francisca Mendes (FHCFM), nesta quarta-feira (03/12), pelo governador Wilson Lima, foi inteiramente aprovada pelos usuários da unidade, que destacaram a melhoria estrutural e tecnológica como um avanço decisivo na qualidade do atendimento. A intervenção faz parte do programa Saúde Amazonas e inclui reestruturação completa de instalações, aquisição de novos equipamentos e reorganização do parque tecnológico da unidade.

Entre os pacientes que já sentiram de perto as mudanças está Jhully Jéssica, 19 anos, que tem uma doença cardiológica e está internada na unidade. A jovem, que faz acompanhamento no hospital desde que nasceu, foi uma das primeiras a serem transferidas para os novos leitos reformados. “Eu achei bem confortável. Está impecável o hospital. Precisava de uma reforma, de uma reinauguração, também de novos equipamentos mais modernos. E daqui um tempo o pessoal vai reconhecer mais ainda o Francisca Mendes e ver que aqui é um hospital de ótima hospitalidade”, avaliou.

A mãe de Jhully, Francisca Ferreira, 62 anos, também aprovou a nova fase da unidade. “Há 19 anos eu venho nessa luta, e ela sempre foi acompanhada aqui por esse hospital, que a gente só tem muito que agradecer. E mais maravilhoso ainda a gente se deparar com esse local que está tudo de bom”, disse.

Foto: Alex Pazuello/ Secom

A secretária de Saúde, Nayara Maksoud, reforçou que esta fase marca uma entrega decisiva para o atendimento cardiológico do estado. “É a primeira etapa da estrutura física com 33 leitos na clínica cardiológica, um Hospital Dia com 15 leitos e um laboratório que duplica a sua potência de realização de exames, de redução do tempo de espera com tecnologia para o usuário, que não atende apenas o Francisca Mendes, mas também demandas externas”, destacou a secretária.

A primeira etapa soma 49 leitos totalmente reformados, incluindo 33 na Clínica de Cardiologia II e 15 no Hospital Dia, além de um leito de reanimação, novos postos de enfermagem, salas de preparo e fluxos otimizados para procedimentos de curta duração.

O laboratório recebeu cinco boxes de coleta, incluindo pediátrico e para pessoas com deficiência, novos ambientes técnicos, áreas especializadas de microbiologia, urinálise e diagnóstico, além de almoxarifado e setor administrativo.

Responsável pela execução da obra, o secretário da Sedurb, Marcellus Campêlo, ressaltou a transformação completa do espaço. “Fizemos não somente uma reforma, mas uma completa revitalização em todas as estruturas. Essas obras vão ampliar a capacidade do hospital e dar melhores condições de trabalho para os servidores e para os pacientes”, explicou o secretário.

Foto: Alex Pazuello/ Secom

Nova etapa

Ao todo, a SES e o Fundo de Promoção Social e Erradicação da Pobreza (FPS) estão investindo R$ 45 milhões, somando obras estruturais e compra de mobiliário e equipamentos médicos. A modernização, executada pela UGPE, permitirá a ampliação total de leitos da unidade, que passará de 147 para 204 após a conclusão da segunda etapa.

Com a conclusão desta etapa, o hospital mantém seu funcionamento pleno, garantindo continuidade da assistência durante a obra. A segunda etapa, que já está em execução, prevê nova recepção com capacidade para 200 pessoas, reforma completa do heliponto, ampliação do estacionamento, revitalização da fachada, climatização dos ambientes ampliados e a construção da terceira Clínica Cardiológica. A previsão é de que todo o complexo modernizado seja entregue no primeiro trimestre de 2026.

Avanços

O Hospital Francisca Mendes se consolidou, em 2025, como referência nacional em inovação em cardiologia. A unidade realizou a primeira cirurgia de correção de cardiopatia congênita com telemonitoramento assistencial do Brasil, dentro do Projeto Congênitos, em parceria com o Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. Desde maio, sete procedimentos já foram realizados com acompanhamento remoto em tempo real.

A modernização do parque de imagem também elevou o padrão de diagnóstico no estado. O hospital recebeu o primeiro aparelho de ressonância magnética cardíaca do Amazonas, com capacidade para 150 exames mensais, além de um novo tomógrafo e um equipamento de hemodinâmica que permitiu ampliar em 50% o número de cateterismos e angioplastias realizados.

Em 2025, o hospital reforçou sua posição como referência regional do Sistema Único de Saúde (SUS), atendendo pacientes do Acre, Pará, Roraima, Paraná e até de áreas fronteiriças da Venezuela. Na cardiologia pediátrica, o tempo de espera para procedimentos é zero, graças ao manejo clínico contínuo e à ampliação da capacidade cirúrgica na atual gestão.

O crescimento das cirurgias cardíacas adultas também demonstra a evolução estrutural e assistencial da unidade. O volume de procedimentos passou de 280, em 2018, para 520 em 2025, quase duplicando a capacidade anterior. Em 2024, a unidade realizou ainda 563 cirurgias cardíacas e 4,5 mil procedimentos de hemodinâmica, além de 40 mil atendimentos ambulatoriais.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

‘O Mundo Encantado do Natal’ inicia programação no Largo de São Sebastião nesta segunda-feira

5 de dezembro de 2025
Amazonas

Em clima de Natal, Bazar das Mulheres Empreendedoras reúne 35 beneficiárias do Prosamin+

5 de dezembro de 2025
Amazonas

Amazonas recebe três crianças de Rondônia para a realização de procedimento em hospital da rede estadual de saúde

5 de dezembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima anuncia obras de recuperação viária em Borba, por meio do Programa Asfalta Amazonas

5 de dezembro de 2025
Amazonas

Governo do Estado efetua pagamentos à famílias beneficiárias do Prosamin+

5 de dezembro de 2025
Amazonas

Em Manacapuru, primeira unidade do Prato Cheio no interior do Amazonas completa quatro anos

5 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica