Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

PMAM lança revista comemorativa pelos 45 anos da primeira turma de mulheres da corporação

15 de dezembro de 2025
Compartilhar

Produção editorial reúne registros históricos, perfil das pioneiras da PMAM e a evolução da presença feminina na corporação

FOTO: Vicente Silva / PMAM

A Polícia Militar do Amazonas (PMAM) lançou, na manhã desta segunda-feira (15/12), a revista comemorativa pelos 45 anos da primeira turma de policiais femininas na corporação militar. Em 1980, 32 mulheres ingressaram na PMAM e se tornaram as pioneiras do Amazonas. O evento foi realizado no Palacete Provincial, no Centro, zona sul de Manaus, prédio onde funcionou o quartel do Comando Geral da PMAM por mais de 100 anos.

O lançamento contou com a presença de 13 mulheres da primeira turma e da filha de uma das pioneiras que já faleceu. A solenidade teve início com uma homenagem a Amine Lindoso, esposa do governador José Lindoso, primeira-dama do Estado e principal incentivadora do ingresso das mulheres na PMAM, além de ter ministrado a aula inaugural para a turma de 1980. Seus filhos, a procuradora Clara Maria Lindoso e Lima, e o advogado e escritor, Pedro Lucas Lindoso, participaram do lançamento.

A revista conta a história da convocação, ingresso, formação e primeiros anos da história da Polícia Feminina, uma unidade policial exclusiva onde as mulheres serviam na corporação. O Amazonas foi o terceiro estado do Brasil a abrir vagas para mulheres nas fileiras da Polícia Militar, ficando atrás de São Paulo, que criou o primeiro corpo policial feminino em 1955; o segundo foi o Paraná, em 1977.

O editorial também traça um paralelo da evolução da presença feminina na corporação, mostrando que a PMAM iniciou essa história com 32 mulheres e que hoje a instituição militar tem mais de 1,3 mil policiais militares femininas que estão atuando em unidades operacionais, administrativas, na área da saúde, ensino e projetos sociais. Para ter acesso a edição on-line da revista, o público pode acessar o site da PMAM, no endereço https://pm.am.gov.br ou no link https://heyzine.com/flip-book/253ac02e97.html

O comandante-geral da PMAM, coronel Klinger Paiva, afirmou a importância do reconhecimento para as pioneiras que abriram portas e caminhos para que as mulheres de hoje seguissem a trajetória iniciada em 1980. “Com o lançamento da nossa revista, a gente traz um pouco dessa história de muita luta e de reconhecimento pela coragem, por tudo que elas abdicaram para que hoje a nossa instituição continue seguindo com um serviço de excelência. Não seria possível garantir direitos e cumprir nossas missões se não tivéssemos mulheres fortes ombreando com todos os nossos policiais diuturnamente”, afirmou o comandante-geral.

Participaram do evento o subcomandante-geral da PMAM, coronel PM Thiago Balbi; o Chefe do Estado-Maior Geral da PMAM, coronel PM Bruno Azevedo; a diretora da Ouvidoria da Mulher do Tribunal de Contas do Amazonas (TCE-AM), Ana Paula Machado de Aguiar; a delegada titular da Delegacia Especializada em Crimes Contra a Mulher (DECCM) centro-sul, Patrícia Leão; as pioneiras da turma de 1980, oficiais e praças veteranas da PMAM, além de oficiais e praças que participaram da revista representando o presente da corporação, e demais convidados.

FOTOS: Vicente Silva / PMAM

O subcomandante-geral da PMAM, coronel Thiago Balbi, afirmou que a revista não é apenas um registro gráfico, mas uma homenagem para aquelas que tiveram a coragem para serem as primeiras e também a valorização do efetivo feminino que hoje está na corporação.

“Esta revista é mais do que uma publicação comemorativa. É um gesto institucional de respeito, memória e justiça histórica. É o compromisso da nossa corporação com o reconhecimento de todas as mulheres que serviram e servem a nossa sociedade, seja na linha de frente, em funções administrativas, em qualquer missão que exige dedicação, coragem e honra”, disse o coronel Thiago Balbi.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Natal em Rede conecta municípios do interior ao espetáculo ‘A Magia do Natal na Vila’

15 de dezembro de 2025
Amazonas

Teatro Gebes Medeiros recebe espetáculo gratuito ‘O Encanto dos Dois Mundos’

15 de dezembro de 2025
Amazonas

Enxadrista do Pelci se prepara para Campeonato Brasileiro da modalidade

15 de dezembro de 2025
Amazonas

Projeto Padaria Artesanal, do Governo do Amazonas, fecha 2025 com 1.567 alunos certificados

15 de dezembro de 2025
Amazonas

“Com o apoio que recebi, consegui mudar”, diz socioeducando em colação de grau

15 de dezembro de 2025
Amazonas

Dados apontam circulação dos principais vírus respiratórios no Amazonas

15 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica