Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Sejusc realiza confraternizações em centros socioeducativos para reforçar ressocialização e convívio familiar no Amazonas

18 de dezembro de 2025
Compartilhar

Acolhimento e aproximação familiar marcaram as confraternizações natalinas promovidas pela Sejusc nos centros socioeducativos.A Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc) realizou, neste mês de dezembro, confraternizações natalinas nos centros socioeducativos que coordena no Amazonas. O encontro reuniu socioeducandos, familiares e colaboradores com o objetivo de promover integração, acolhimento e reflexão sobre o processo de ressocialização.
Objetivo e organização
A iniciativa da Sejusc visou reforçar o convívio familiar como ferramenta no processo de reintegração dos adolescentes. Segundo a secretaria, a ação contribui para a construção de novos caminhos pautados na responsabilidade, no diálogo e na dignidade humana.
“Este é um momento de reflexão e de aproximação, em que os socioeducandos podem estar com suas famílias para celebrar o fim de ano. É também um tempo de renascimento, de novas possibilidades e de fortalecimento dos vínculos familiares”, destacou a secretária da Sejusc, Jussara Pedrosa.
Participação da família e do programa técnico
A secretária executiva de Direitos da Criança e do Adolescente (Sedca), Rosalina Lôbo, ressaltou que a participação da família nas ações desenvolvidas dentro dos centros socioeducativos é fundamental para o processo de ressocialização. Ela também reconheceu o trabalho da equipe técnica envolvida e relacionou a iniciativa ao Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e ao Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase).
“Esse trabalho é construído de forma conjunta, envolvendo arte, educação, cultura e cidadania, com o objetivo de preparar os adolescentes para o período pós-medida socioeducativa. A presença da família é essencial, em consonância com o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e com o Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo (Sinase)”, pontuou Rosalina Lôbo.
A assistente social do Centro Socioeducativo de Semiliberdade Masculino, Mônica Lopes, descreveu a confraternização como um momento simbólico. Ela explicou que o projeto Família Ativa aproxima a família do adolescente e da medida socioeducativa, contribuindo para o cumprimento do processo de forma responsável e eficaz.
“Essa ação busca unir o centro socioeducativo, o adolescente e a família. Desenvolvemos aqui o projeto Família Ativa, que aproxima a família do adolescente e da medida socioeducativa, contribuindo para que esse processo seja cumprido de forma responsável e eficaz”, explicou Mônica Lopes.
Relatos e perspectivas
Para os adolescentes, o encontro representou também uma oportunidade de reconhecimento das chances geradas pelo processo socioeducativo. Um socioeducando de 15 anos, em cumprimento de medida de semiliberdade, relatou que encontrou apoio e novas perspectivas.
“Hoje eu estou trabalhando, graças à oportunidade que recebi aqui. A equipe sempre esteve presente, oferecendo apoio e orientação. Aprendi que os momentos difíceis passam e que sempre existe a chance de seguir em frente”, relatou o jovem.
Unidades do sistema socioeducativo
Executado pela Sejusc, o sistema socioeducativo do Amazonas é composto por cinco unidades: Centros Socioeducativos Senador Raimundo Parente; Dagmar Feitoza; Semiliberdade Masculino; Centro de Internação Feminina; e Unidade de Internação Provisória Masculina e Feminina. As unidades atuam no cumprimento das medidas aplicadas aos adolescentes.
Assuntos nesse artigo:
#sejusc, #ressocializacao, #centrossocioeducativos, #familia, #familiaativa, #semiliberdade, #medidasocioeducativa, #eca, #sinase, #jussarapedrosa, #rosalinalobo, #monicalopes, #amazonas, #confraternizacoes, #natalinas, #socioeducando, #integracao, #acolhimento, #educacao, #cultura

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas entrega de viaturas em Tapauá como reforço da segurança pública no interior do estado

18 de dezembro de 2025
Amazonas

Wilson Lima entrega cartões do Auxílio Estadual e inaugura Samic em Tapauá durante as comemorações dos 70 anos

18 de dezembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas entrega equipamentos e fomenta setor primário de Tapauá durante os 70 anos do município

18 de dezembro de 2025
Amazonas

Reconhecimento facial Paredão auxilia prisão de 24 foragidos em Manaus nos últimos dez dias

18 de dezembro de 2025
Amazonas

Prêmio Mostra 2025 reúne e premia produções de teatro cinema e audiovisual em Manaus na noite de 19/12

18 de dezembro de 2025
Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre desaparecidos em Manaus e orienta registros

18 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica