Projeto estadual ofereceu aulão de defesa pessoal feminina e atividades esportivas gratuitas no complexo da Vila Olímpica de Manaus.O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), promoveu neste domingo (21/12) mais uma edição do Vila Aberta Para Todos no complexo da Vila Olímpica de Manaus. A programação incluiu, entre outras ações, um Aulão de Defesa Pessoal Feminina que reuniu alunas de edições anteriores e novas participantes, com duas sessões de treinamento ministradas por profissionais vinculados ao Formando Campeões, do Programa Esporte e Lazer na Capital e Interior (Pelci).
A iniciativa e a gestão do espaço
Segundo a Sedel, o Vila Aberta Para Todos faz parte de uma política pública permanente que abre o complexo esportivo para atividades gratuitas orientadas por profissionais do órgão. O secretário Diego Américo afirmou que a ação fortalece o acesso democrático ao esporte e amplia os serviços ofertados à população. “Estamos abrindo as portas da Vila Olímpica para que as pessoas vivenciem este espaço público, com atividades que promovem saúde, lazer e inclusão. No caso do Curso de Defesa Pessoal Feminina, além do treino físico, existe um impacto humano”, declarou o secretário.
As sessões do aulão ocorreram em espaços distintos da Vila Olímpica, com instruções aplicadas por profissionais qualificados vinculados ao Formando Campeões. A Sedel destaca que a ação integra um conjunto de iniciativas voltadas a ampliar o acesso ao esporte e a fortalecer políticas públicas de prevenção da violência contra as mulheres.
Participação e continuidade
A atleta Graciele Fonseca, de 24 anos, conheceu o curso na 15ª edição do projeto, realizada na zona Leste, e segue praticando jiu-jitsu em um dos núcleos fixos do projeto. Graciele relatou ter participado após ver anúncio no Instagram e afirmou que, graças ao projeto, hoje treina no núcleo do Galileia. Ela destacou o papel do apoio do governo para ampliar o acesso de mulheres às atividades.
Funcionamento semanal e objetivos
De acordo com a Sedel, a cada domingo moradores da capital têm acesso às instalações da Vila Olímpica para participar de aulões, treinos, atividades recreativas e ações educativas. A iniciativa transforma o espaço em referência de convivência, prática esportiva acessível e estímulo à socialização entre famílias, ao esporte de base e à aproximação da comunidade com equipamentos públicos.
Assuntos nesse artigo:
#vilaabertaparatodos, #vilaolimpica, #manaus, #sedel, #governodoamazonas, #diegoamerico, #defesapessoalfeminina, #formandocampeoes, #pelci, #esporte, #lazer, #inclusao, #prevencaodaviolencia, #violenciacontrasmulheres, #jiujitsu, #gracielefonseca, #galileia, #nucleo, #aulao, #saude