Governador Wilson Lima entregou mais de 40 toneladas de alimentos a instituições sociais por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) em Manaus.O governador Wilson Lima entregou, nesta segunda-feira (22/12), mais de 40 toneladas de alimentos a instituições sociais em Manaus, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A ação, executada pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), comprou produtos de agricultores familiares e destinou as doações a 20 entidades socioassistenciais.
Doações e beneficiários
A aposentada Isaura da Silva, de 68 anos, uma das beneficiadas pelo Instituto Emanuel Rei Davi, recebeu verduras, frutas e outros itens e afirmou: “É muito bom; Eu recebi verduras, frutas, e isso me ajuda muito, eu e a minha família. É uma ajuda muito boa para nós; Antigamente nós não tínhamos, mas agora nós temos. É uma bênção ver o Governo ajudar essa instituição. Estou feliz graças a Deus”.
O presidente da Instituição Atos, Moisés Monteiro, destacou a abrangência das doações. Segundo ele, a entrega vai beneficiar mais de 750 famílias atendidas pelo instituto e auxiliar famílias em vulnerabilidade, incluindo mães solo.
Compra aos produtores e valor investido
Nesta etapa, os alimentos foram adquiridos de 38 produtores rurais, com investimento de aproximadamente R$ 300 mil. Foram distribuídas cerca de 40 toneladas de frutas, verduras e legumes, com produtos originários de Itacoatiara, Iranduba e Manaus.
O secretário da Sepror, Daniel Borges, explicou o funcionamento do programa: “Com o nosso Programa de Aquisição de Alimentos, compramos do agricultor familiar, fazemos um pagamento e esse alimento vai ser doado para aquelas instituições que trabalham com famílias que estão em vulnerabilidade social. Então a gente consegue agregar valor ao produtor pagando um pouco melhor do que no mercado convencional e também conseguimos ajudar aquelas famílias que mais precisam”.
Apoio complementar e Programa de Assistência Familiar
A Agência de Desenvolvimento Sustentável do Amazonas (ADS) doou duas toneladas de produtos regionais, por meio do Programa de Assistência Familiar (PAF). A ADS adquiriu duas toneladas de melancia de agricultores familiares, que serão doadas à Associação Mãos Amigas Fortalecendo a Família (AMAFF) e à Associação de Idosos de Paz e Bem (Assipab).
O PAF promove o acesso à alimentação a famílias em vulnerabilidade social e incentiva a agricultura e a piscicultura no estado.
Assuntos nesse artigo:
#programadeaquisicaodealimentos, #paa, #wilsonlima, #sepror, #governodamazonas, #manaus, #agriculturafamiliar, #produtoresrurais, #40toneladas, #frutas, #verduras, #legumes, #itacoatiara, #iranduba, #instituicoessociais, #institutoemanuelreidavi, #instituicaoatos, #amaff, #assipab, #paf