Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Anfíbios do Médio Solimões são protagonistas de evento científico apoiado pelo Governo do Amazonas

18 de novembro de 2025
Compartilhar

Encontro “Save the Frogs” será realizado pela primeira vez no interior do Amazonas, por meio do POP CT&I, da Fapeam

Foto: Rickelmy Holanda e Igor Yuri Fernandes/Fapeam

Promover informações e sensibilizar a população sobre a importância dos anuros, grupo de anfíbios que inclui sapos, rãs e pererecas, por meio da distribuição de um guia ilustrado de espécies da região do Médio Solimões, é o objetivo de um evento apoiado pelo Governo do Amazonas, por meio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), via Programa de Apoio à Popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação (POP CT&I), edital nº 003/2025.

O evento “Save the Frogs” faz parte do projeto “Popularizando os sapos da região do médio Solimões, Amazônia Brasileira: um olhar pela Terra Firme, Várzea e Paleo-várzea”, e será realizado em Tefé (a 523 quilômetros de Manaus), no dia 29 de novembro, com o lançamento oficial de um guia ilustrado de anuros do Médio Solimões. A programação inclui atividades interativas e expositivas voltadas à popularização da ciência e à valorização da fauna amazônica.

Realizado pela primeira vez no interior do Amazonas, o encontro “Save the Frogs” é inspirado no movimento internacional criado, em 2008, pelo biólogo Kerry Kriger. A iniciativa é coordenada por Kelly Torralvo, doutora em Ecologia e pesquisadora do Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá (IDSM). Segundo a coordenadora, a desinformação e as crenças populares representam desafios na proteção desses anfíbios, que desempenham papéis ecológicos essenciais no ecossistema amazônico.

“Existem vários fatores que afetam esse grupo, porque são sensíveis às mudanças do ambiente. Poluição, desmatamento e mudanças no clima são riscos atuais. A desinformação e a falta de simpatia das pessoas com as espécies são comuns em ambientes urbanos e ribeirinhos, já que não são animais desejados ao convívio”, destacou Kelly Torralvo.

Guia Ilustrado

Foto: Rickelmy Holanda e Igor Yuri Fernandes/Fapeam

O material abrange três ambientes amazônicos: Terra Firme na Floresta Nacional (Flona) de Tefé; Várzea na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) de Mamirauá; e Paleovárzea (RDS Amanã). O guia ilustrado foi produzido em linguagem acessível e em versão bilíngue (português e inglês). A publicação inclui fotografias e informações morfológicas e ecológicas de mais de 80 espécies, e será distribuída durante os workshops comunitários nas três unidades de conservação participantes. Os encontros são destinados a moradores locais, agentes de gestão, educadores e interessados em atividades de ecoturismo e conservação ambiental.

Kelly Torralvo explica que a entrega do livro é uma das atividades mais importantes do evento, pois o material tem potencial para uso acadêmico.

“Além de sensibilizar, com informações e fotografias a quem convive com esses animais, o guia tem como objetivo o uso em atividades de ecoturismo que já acontecem e vêm se consolidando nas unidades de conservação em que amostramos as espécies. O guia tem uma linguagem leve, é ilustrativo e será publicado com traduções em inglês”, detalhou.

Fomento científico

Foto: Rickelmy Holanda e Igor Yuri Fernandes/Fapeam

Para a pesquisadora, o apoio da Fapeam é fundamental para a popularização da ciência no interior do Estado. “A popularização da ciência se faz com muitas mãos e é necessário muito recurso financeiro também. São com eles que conseguimos apostar em materiais de qualidade, proporcionando uma experiência marcante aos participantes dos eventos e para que possamos chegar em locais mais distantes, como é o caso das comunidades ribeirinhas”, concluiu a coordenadora projeto.

Sobre o POP CT&I

O POP CT&I é uma iniciativa da Fapeam que visa fomentar a realização de ações e eventos de popularização científica, em formatos presencial, virtual ou híbrido, com ênfase nas atividades desenvolvidas no interior do Amazonas. Por meio do financiamento à produção e à distribuição de materiais educativos, o programa contribui para democratizar o acesso ao conhecimento em Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I), além de fortalecer a Semana Estadual de Ciência e Tecnologia 2025 e consolidar a Política Pública de CT&I do Estado.

Agenda Fapeam

A agenda de eventos científicos e tecnológicos programados para o segundo semestre de 2025, apoiados pelo Governo do Amazonas, por meio da Fapeam, com informações sobre datas, coordenadores, municípios e instituições executoras pode ser conferida no link: https://www.fapeam.am.gov.br/programacao-de-eventos-cientificos-e-tecnologicos-apoiados-pela-fapeam/

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Detran de Portas Abertas registra 497 atendimentos neste sábado

6 de dezembro de 2025
Amazonas

Concerto ‘Crianças Unidas do Brasil 2025’ leva magia natalina ao Teatro Amazonas neste domingo

6 de dezembro de 2025
Amazonas

‘O Mundo Encantado do Natal’: Neste sábado, Parque Rio Negro abre programação gratuita com música, teatro e circo

6 de dezembro de 2025
Amazonas

‘O Mundo Encantado do Natal’: Fábrica do Papai Noel e Vila do Natal abrem programação com experiências imersivas

6 de dezembro de 2025
Amazonas

‘Natal Itinerante’ chega ao bairro Zumbi, na abertura da programação nos bairros de Manaus

6 de dezembro de 2025
Amazonas

Diretores que Inspiram: Secretaria de Educação homenageia gestores escolares da rede estadual

6 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica