Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Capacitação do Projeto Mobilizar e Agir qualifica mais de 600 profissionais da rede de proteção no Amazonas

16 de dezembro de 2025
Compartilhar

Oficina em Manaus conclui ciclo de capacitações do ano para rede de proteção de crianças e adolescentes.A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), em parceria com o Instituto de Assistência à Criança e ao Adolescente Santo Antônio (IACAS), realiza em Manaus, até esta terça-feira (16/12), a última capacitação do Projeto Mobilizar e Agir em 2025. O curso visa ampliar a sensibilização da rede de proteção para a notificação e o enfrentamento das violências contra crianças e adolescentes.
Percurso das oficinas e alcance
Ao longo do ano, oficinas e seminários percorreram municípios do estado, conforme o cronograma do projeto. No total, mais de 600 profissionais foram capacitados: Codajás (300), Caapiranga (90), Carauari (60), Coari (55), Tefé (43), Manaus (40) e Manacapuru (26).
Os treinamentos tiveram como objetivo fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos (SGD) e qualificar profissionais que atuam diretamente na proteção infanto-juvenil, segundo a FVS-RCP.
Declarações das instituições
Para a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, a formação continuada da rede de proteção contribui para fortalecer as políticas públicas e promover a efetivação dos direitos. “A notificação da violência vai além de um procedimento técnico; é uma ferramenta estratégica de cuidado e proteção, que contribui para respostas mais eficazes do poder público e da rede de serviços”, destacou.
A coordenadora da Vigilância de Violências e Acidentes (Viva) da FVS-RCP, Cassandra Torres, afirmou que os treinamentos são construídos de forma dialogada e levam em conta as realidades locais. “O fortalecimento da rede passa pela sensibilização e pela atuação integrada dos envolvidos. A notificação é uma estratégia relevante de saúde pública, pois subsidia a vigilância epidemiológica e orienta ações de prevenção e proteção mais efetivas”, disse.
Parcerias, financiamento e objetivos do projeto
O IACAS é o idealizador e realizador do Projeto Mobilizar e Agir, financiado pela Petrobras, por meio do Programa Petrobras Socioambiental, e pelo Ministério Público do Trabalho (MPT-RR/AM). A iniciativa visa articular políticas institucionais e fortalecer o SGD por meio da formação de agentes da rede de proteção à criança e ao adolescente no Amazonas.
A coordenadora-geral do IACAS, Amanda Ferreira, ressaltou que, em parceria com a FVS-RCP e a Viva, o projeto atua no enfrentamento à subnotificação dos casos de violência, especialmente entre crianças e adolescentes. “A formação aborda desde a identificação dos sinais de violência até o acolhimento das vítimas, reforçando a importância do registro correto na ficha de notificação de violências interpessoais e autoprovocadas”, concluiu.
Impacto esperado
A FVS-RCP reforça que iniciativas como essa aprimoram a abordagem dos casos de violência, qualificam a identificação precoce de situações de risco e fortalecem a articulação com a rede de proteção, promovendo um cuidado mais integral e eficaz às crianças e adolescentes sobreviventes de violência no Amazonas.
Assuntos nesse artigo:
#capacitacao, #projetomobilizareagir, #fvsrcp, #iacas, #manaus, #amazonas, #violencia, #criancas, #adolescentes, #notificacao, #vigilancia, #viva, #sgd, #petrobras, #mpt, #formacao, #redeprotecao, #subnotificacao, #identificacao, #acolhimento

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Sine Amazonas divulga 65 vagas de emprego para esta quarta-feira

16 de dezembro de 2025
Amazonas

Ipaam 30 anos: Programação segue com discussão sobre Termo de Referência para material botânico

16 de dezembro de 2025
Amazonas

Ipaam realiza oficina técnica sobre Termo de Referência para material botânico e adapta procedimentos ao Ibama

16 de dezembro de 2025
Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens de três pessoas que desapareceram em Manaus

16 de dezembro de 2025
Amazonas

Polícia Civil do Amazonas divulga imagens e pede informações sobre três desaparecidos em Manaus

16 de dezembro de 2025
Amazonas

Em 2025: FVS-RCP forma 600 profissionais para proteção de crianças e adolescentes

16 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica