Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Dia do Idoso: Com atividades do Ceci Aparecida, participantes descobrem nova forma de viver

1 de outubro de 2025
Compartilhar

O espaço oferece aos envelhecentes e idosos melhor qualidade de vida, por meio de atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer

Fotos: Jimmy Christian/Seas

No Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quarta-feira (1º/10), o Centro Estadual de Convivência do Idoso (Ceci) Aparecida é referência em atender o público da terceira idade e proporcionar diversas atividades e serviços. Em meio às dificuldades da vida, o local é um ponto de acolhimento e renovação para diversos idosos que frequentam o espaço.

A idosa Marineide Mota de Oliveira, de 63 anos, diz ter revivido, desde que começou a fazer atividades no Ceci, há nove meses. “Vim de um luto de 3 anos, pela morte do meu esposo, o que me deixou deprimida, sem ânimo, estava à beira de uma depressão”, admite.

Ao chegar no Ceci, por indicação de uma amiga, a idosa diz ter sido acolhida pelo corpo técnico do centro, que lhe envolveu em várias atividades, conheceu novas pessoas, o que tem proporcionado bem-estar e qualidade de vida. Além da hidroginástica, Marineide faz parte do Grupo de Convivência Estimulo Mais. “Me sentia morta e revivi”, sintetiza.

Há dois anos fazendo atividades no Ceci, a idosa Maria de Fátima Dias da Paz, 71, encontrou nas aulas de musculação e hidroginástica uma nova forma de viver e de olhar a vida. Os encontros semanais do Grupo de Convivência Estímulo Mais, do qual participa, tem lhe revigorado.

Foto: Jimmy Christian/Seas

Segundo a aposentada, o Ceci oferece aos idosos vários benefícios, entre os quais, espaço físico, atividades físicas e culturais variadas, inclusive curso de corte e costura, o qual está fazendo. “Hoje, o Ceci é a minha segunda casa”, assinala.

Aos 72 anos, José Apolinário Lobato afirmou estar fazendo no Ceci, em dois anos, o que não havia feito na vida inteira. “Não cantava, agora canto; não dançava, agora danço; aqui me divirto, também me integro com outras pessoas”, afirma o aposentado, que participa de entretenimentos musicais, toca violão e ainda faz curso bilíngue de espanhol.

Foto: Jimmy Christian/Seas

“A chegada da terceira idade nos leva a adquirir consciência para procurar viver em harmonia”, é o que tem feito Luiz Fonseca Oliveira, 64, um dos participantes das aulas de academia e pilates no Ceci.

O idoso atesta que o centro oferece convivência, bem-estar físico, emocional e social. “Recomendo aos idosos a fazerem atividades físicas, caminhadas e cursos, o que gera bem-estar e harmonia, além de melhorar sua vivência e o centro oferece tudo isso”, sintetiza.

Proteção social

A secretária da Seas, Kely Patrícia, destaca que o Centros de Convivência são espaços destinados ao fortalecimento de vínculos da comunidade, incluindo os idosos, e que é por meio do Ceci, que muitos idosos conseguem ter uma qualidade de vida melhor.

“O Ceci Aparecida é um ótimo espaço de integração entre os idosos. É um espaço do Governo do Amazonas que dá oportunidade aos envelhecentes de terem uma vida com mais qualidade, mais saúde e bem-estar, porque os nossos idosos merecem isso”, afirmou.

A diretora do Ceci, Lilian Albuquerque, diz que o equipamento é crucial para o envelhecimento ativo e saudável de seus usuários, oferecendo atividades educativas, culturais, esportivas e de lazer que promovem a integração social, fortalecem os vínculos de amizades entre eles, seus familiares e a comunidade, além de estimular a autonomia e a qualidade de vida dos idosos e acesso a serviços essenciais de saúde e bem-estar.

“Os Centros de Convivência promovem atividades visando estimular o protagonismo e a capacidade do idoso de tomar decisões, tornando-o mais ativo e autônomo em sua vida”, afirma Lilian Albuquerque.

O Ceci é um dos sete Centros de Convivência criados pelo Governo do Amazonas, administrados pela Secretaria de Estado da Assistência Social e Combate à Fome (Seas), visando oferecer proteção social básica, bem-estar e a qualidade de vida à população em situação de vulnerabilidade. Entre os serviços oferecidos, estão exercícios físicos, esportivos, culturais, cursos de qualificação, além de habilidades como artesanato, instrumentos musicais e prática de jogos.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

HPS 28 de Agosto inaugura segunda unidade de internação com modelo digital e amplia atendimento no Complexo Hospitalar Sul

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Zona Franca de Manaus mantém competitividade após regulamentação e inicia transição prática para o novo sistema tributário

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Novo Aripuanã inaugura quadra poliesportiva revitalizada com investimento de R$ 2,1 milhões e obras complementares

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Afeam aplica mais de R$ 320 milhões em crédito em 2025 para comércio serviços e agronegócio no Amazonas

19 de dezembro de 2025
Amazonas

FUnATI registra 182.212 pessoas beneficiadas em 2025 e amplia ações de envelhecimento saudável no Amazonas

19 de dezembro de 2025
Amazonas

Escola de Capoeira Luta de Libertação encerra ciclo anual de oficinas e gradua cerca de 100 alunos no CCPA

19 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica