Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Municipal

Durante sessão na CMM, Peixoto fala sobre a importância de garantir leis para beneficiar pessoas autistas

14 de março de 2024
Compartilhar

Na sessão plenária da Câmara Municipal de Manaus (CMM), dessa quarta-feira (13/03), foi aprovado o Projeto de Lei (PL) nº 430/2021 que dispõe sobre a criação de uma instituição para atendimento de alunos com o Transtorno do Espectro Autista (TEA) e a capacitação de educadores no âmbito de Manaus. A matéria de autoria do parlamentar Wallace Oliveira (DC) visa oferecer ensino individualizado aos autistas.A aprovação do PL foi considerada uma vitória para o vereador Peixoto (Agir) que subscreveu o projeto e destacou que a iniciativa é fundamental para os autistas e seus familiares. Para o legislador, a concordância da matéria pela Casa Legislativa é um aceno à sociedade de que a CMM tem um compromisso moral com a causa.“Com a aprovação desse belo projeto a gente dá uma resposta e uma prova para a sociedade que nós, daqui do município de Manaus, precisamos e trataremos o autista e as demais pessoas com deficiência ocultas ou outras pessoas atípicas com o máximo respeito”, destacou Peixoto.Na oportunidade, o vereador também fez questão de expressar a sua preocupação com a falta de conhecimento sobre a TEA e a necessidade de se implementar mais leis e políticas públicas que venham contemplar e melhorar a vida dessas pessoas.“Não só aqui em Manaus, é a realidade da nossa sociedade brasileira, onde nós ainda carecemos muito de conhecer, de estudar sobre o Transtorno do Espectro Autista e demais deficiências ocultas. A nossa sociedade não está preparada para ainda lidar com o comportamento de pessoas autistas em ambientes públicos, por exemplo, num shopping, em um cinema, em um supermercado, qualquer comércio”, disse o vereador.
“Essa falta de conhecimento é generalizada. Está entre as famílias que têm criança com autismo e não conseguem identificar, porque não entende ainda, com clareza aquele comportamento, aquela conduta. Assim como na falta de diagnósticos, nós temos uma dificuldade grande de conseguir diagnóstico entre os profissionais de saúde, para atestar o autismo. Também temos dificuldade de implementar e garantir leis e direitos na nossa sociedade”, frisou o parlamentar.Representatividade – Peixoto é secretário estadual do autismo pelo partido e tem em seu trabalho, ações e projetos que visem garantir uma melhor qualidade de vida às crianças autistas.“É fundamental a criação de mecanismos que venham amparar as pessoas autistas e suas famílias e este é um compromisso que reitero. Em breve estaremos aprovando a Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos das Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, onde vamos ter mais um espaço para trabalhar medidas que venham beneficiar e representá-los, no âmbito da Casa Legislativa. Além de PL’s específicos para este público, para conscientizar toda a sociedade da importância de se falar e conhecer o que é o TEA”, destacou Peixoto.

Assuntos Câmara Municipal de Manaus - CMM, Estado do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Câmara Municipal de Manaus realiza reunião estratégica para atualização do Sistema de Gestão Integrado

1 de abril de 2025

Raiff Matos cobra ação mais rápida da Prefeitura de Manaus

1 de abril de 2025

Sérgio Baré lança campanha para arrecadação de roupas e promove medidas contra impactos das chuvas

1 de abril de 2025

Sargento Salazar propõe programa educativo e de serviço comunitário para quem for pego usando drogas em espaços públicos

1 de abril de 2025

PL de Roberto Sabino que denomina rua em homenagem a professora Izaltina Cordeiro avança na CMM

1 de abril de 2025

Capitão Carpê solicita obras de intervenção no bairro Campo Dourado que sofre com erosões

1 de abril de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica