Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

FVS-RCP fortalece gestão da vigilância sanitária no Amazonas com oficinas regionais

3 de setembro de 2025
Compartilhar

Capacitações abordaram gestão de riscos e descentralização de ações de vigilância sanitária

FOTO: Divulgação/FVS-RCP

Com objetivo de aprimorar a gestão da vigilância sanitária nos municípios do Amazonas, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) participou de oficinas regionais, realizadas entre os meses de julho e agosto, abordando gestão de riscos e descentralização das ações de vigilância sanitária.

As oficinas ocorreram em Manacapuru (a 68 quilômetros de Manaus), Itacoatiara (a 176 quilômetros de Manaus), Parintins (a 369 quilômetros de Manaus) e Tabatinga (a 1.108 quilômetros de Manaus), conduzidas por técnicos da FVS-RCP, instituição da Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), em parceria com as Secretarias de Saúde do Municípios.

O objetivo foi capacitar as equipes municipais para compreensão, identificação e gestão do risco sanitário, promovendo estratégias que fortaleçam a atuação local e regional, em articulação e colaboração entre as diferentes regiões de saúde do Amazonas.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

A diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, destaca a importância da iniciativa. “Capacitar os municípios para gestão de riscos e planejamento tem impacto direto na assertividade da atuação junto aos estabelecimentos sob vigilância, pois as vigilâncias sanitárias municipais passam a priorizar atividades de maior risco à saúde pública”, ressaltou.

Para o responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, Jackson Alagoas, as oficinas reforçam a missão institucional de qualificar à gestão das Vigilâncias Sanitárias (Visas) nos municípios, o que também faz parte das competências da Fundação como instituição coordenadora da vigilância sanitária no Amazonas.

Para o responsável pelo Departamento de Vigilância Sanitária (Devisa) da FVS-RCP, Jackson Alagoas, as oficinas reforçam a missão institucional de qualificar à gestão das Vigilâncias Sanitárias (Visas) municipais, o que também faz parte das competências da Fundação como instituição coordenadora da vigilância sanitária no Amazonas.

Jackson acrescenta que as capacitações abordam temas estratégicos a partir da compreensão e gestão dos riscos sanitários relacionados aos produtos e serviços que existente em cada município. “As oficinas orientam a atuação das equipes municipais, o que se traduz em assertividade nas ações de prevenção e intervenção de eventuais situações que possam afetar à saúde da população amazonense”, afirmou.

FOTOS: Divulgação/FVS-RCP

Programação

A programação inclui palestras e debates sobre compreensão e classificação de risco, produtos e serviços de interesse à saúde, além de ações de vigilância voltadas à prevenção e intervenção. Também foram abordados temas sobre a descentralização da vigilância sanitária.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo Presente: Mutirão de serviços registrou mais de 115,7 atendimentos em 2025

21 de dezembro de 2025
Amazonas

Espetáculo Edward Mãos de Tesoura retorna a Manaus com sessão gratuita no Largo de São Sebastião em 23/12

21 de dezembro de 2025
Amazonas

SES-AM registra 1.181 mil atendimentos e orienta sobre Saúde AM Digital durante Governo Presente em Manaus

21 de dezembro de 2025
Amazonas

Saúde AM Digital é divulgado por SES-AM durante Governo Presente com 1.181 mil atendimentos no Educandos

21 de dezembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas abre credenciamento do Promove para moveleiros com edital até 22 de janeiro de 2026

21 de dezembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas abre credenciamento do Promove 2026 para moveleiros com prazo até 22 de janeiro de 2026

21 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica