Assinatura de termo busca impulsionar implantação de polo de data centers no Amazonas com foco em infraestrutura e soberania digital.O governador Wilson Lima assinou, nesta quarta-feira (17/12), um termo de compromisso para o desenvolvimento de um polo de data centers no Amazonas durante o seminário “Amazonas – Polo para Datacenters Soberanos e Sustentáveis”, promovido pela Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig). O ato ocorreu no evento que reuniu representantes do setor produtivo, instituições e a Assembleia Legislativa para discutir requisitos técnicos, uso de energia e água, e integração de redes de dados.
Assinatura e objetivos do termo
Na abertura do seminário, o governador firmou um termo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Soberania Digital (IBSD). O acordo tem como objetivo avaliar a infraestrutura digital do estado, verificar o nível de maturidade dos serviços públicos digitais e produzir estudos que orientem políticas públicas voltadas à soberania digital e ao uso responsável de dados, sem previsão de repasse de recursos financeiros.
Conteúdo do seminário e participantes
Durante o encontro foram debatidos o uso responsável e eficiente de energia e água, a expansão de redes de dados com integração global, a adoção de soluções baseadas em inteligência artificial e os requisitos técnicos e regulatórios para o processamento de dados de alta capacidade de forma segura e sustentável.
O evento contou com a participação de entidades e empresas como a Associação Brasileira de Data Center (ABDC), Click IP, Eneva, Escola Superior de Tecnologia da UEA, FGV Energia, HDT Huawei, Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), Instituto Brasileiro de Soberania Digital (IBSD) e Positivo Tecnologia.
Vantagens competitivas do Amazonas
Segundo o secretário da Semig, Ronney Peixoto, o estado dispõe de condições estratégicas para receber empreendimentos do setor. “O Amazonas reúne condições extraordinárias para se consolidar como um polo estratégico de data centers. Dispomos de gás natural, energia, abundância hídrica e um parque industrial com mais de 500 empresas que demandam soluções tecnológicas e serviços de data center”, afirmou o secretário durante o seminário.
O Amazonas também foi destacado pela sua vocação para o uso de energia limpa, pela “maior produção de gás natural em terra (onshore) do Brasil”, pela infraestrutura industrial consolidada e pela relevância estratégica no cenário nacional e internacional, fatores que podem posicionar o estado como referência na economia digital.
Reações do setor privado
Para o CEO Global da Planck, Marcus Moraes, responsável pela solução E2DCaaS (Elastic Edge Data Center as a Service), o seminário foi um passo decisivo para a consolidação do projeto no estado. “O seminário foi muito positivo para que a gente pudesse trazer essa discussão sobre a criação de polo de data centers soberanos e sustentáveis aqui no Amazonas. Tivemos uma integração grande dos especialistas com os principais personagens do Amazonas, e a gente obteve um firme compromisso do secretário Ronney, do governador e do deputado Sinésio, em apoiar as iniciativas que são necessárias e que a gente entende como fundamentais para a criação desse polo”, afirmou Marcus Moraes.
Impacto esperado
Os organizadores afirmam que a atração de data centers pode aumentar a autonomia tecnológica do estado, fortalecer a segurança da informação e criar bases para um novo ciclo de desenvolvimento econômico, com geração de emprego e ampliação de serviços digitais nas áreas de saúde, educação e administração pública.
Data centers são estruturas responsáveis por processar e armazenar grandes volumes de dados que sustentam serviços digitais, aplicações de inteligência artificial e sistemas essenciais. Ao atrair esse tipo de empreendimento, o Amazonas amplia sua capacidade de processamento e armazenamento local, o que pode influenciar políticas de soberania digital e estratégias de conectividade.
Assuntos nesse artigo:
#amazonas, #polodedatacenters, #datacenters, #soberaniadigital, #semig, #wilsonlima, #ronneypeixoto, #planck, #marcusmoraes, #e2dccaas, #gasonatural, #energialimpa, #redesdedados, #inteligenciaartificial, #segurancadainformacao, #inovacao, #economiadigital, #infraestrutura, #abundanciahidrica, #emprego