Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Ministério da Saúde incorpora aplicativo Malariatrat como referência no tratamento da malária

13 de agosto de 2025
Compartilhar

Ferramenta da Prodam e FVS-RCP ganha visibilidade nacional e já ultrapassa 3,2 mil downloads em mais de 170 países

Foto: Divulgação/Prodam

O Ministério da Saúde passou a divulgar o aplicativo Malariatrat, desenvolvido pela Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam) em parceria com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-RCP), como referência oficial para auxiliar profissionais de saúde no tratamento da malária. O app, utilizado principalmente em áreas endêmicas, já soma mais de 3.200 downloads e está disponível em 176 países.

Criado em 2016, o Malariatrat nasceu como ferramenta de apoio a técnicos e microscopistas dos laboratórios da FVS-RCP distribuídos pelo Amazonas. Com o tempo, a praticidade e a eficácia do aplicativo fizeram com que ele fosse adotado em outras regiões do país e no exterior.

Para o chefe do Departamento de Arquitetura e Qualidade de Sistemas da Prodam, Raphael Maquiné, a inclusão do Malariatrat na página do Ministério da Saúde é um reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pela empresa. “Esse destaque confirma os benefícios das nossas soluções tecnológicas quando colocadas a serviço da saúde”, afirma.

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o reconhecimento do Malariatrat pelo Ministério da Saúde reforça a relevância do trabalho desenvolvido no Amazonas e a capacidade de gerar soluções inovadoras. “É uma conquista que valoriza o esforço conjunto de nossas equipes e parceiros para aprimorar o enfrentamento à malária, visando a eliminação da doença”, destaca Tatyana.

Sem erros

O aplicativo calcula automaticamente o tratamento recomendado — incluindo medicação e dosagem — de acordo com o peso, idade do paciente e tipo de malária diagnosticada. Também oferece orientações sobre doenças associadas, como doença de Chagas e tuberculose, além de informações sobre a deficiência de G6PD e cuidados ao administrar a primaquina.

Disponível gratuitamente para dispositivos iOS e Android, o Malariatrat pode ser utilizado offline após o download, o que o torna útil em áreas com conexão limitada à internet. Além do Brasil, a ferramenta já foi instalada em países como Colômbia, Costa do Marfim, Guiana Francesa, Moçambique e Etiópia.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Polícia Militar confirma apreensão de entorpecentes de 1,164 tonelada em micro-ônibus na Rodovia AM-010 em Rio Preto da Eva

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas divulga 65 vagas de emprego com atendimento no Sine Amazonas nesta terça-feira

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Governador Wilson Lima entrega mais de 40 toneladas pelo Programa de Aquisição de Alimentos a instituições sociais em Manaus

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Governo do Amazonas entrega 42 toneladas de alimentos e reforça segurança alimentar no Natal em Manaus

22 de dezembro de 2025
Amazonas

FCecon orienta pacientes com câncer sobre alimentação nas festas de fim de ano

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Detran-AM realiza operação de fiscalização em Manaus e Rio Preto da Eva e registra 411 infrações

22 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica