Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Outubro Rosa: Boletim da FVS-RCP reforça a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama

31 de outubro de 2025
Compartilhar

Mortalidade por câncer de mama no Amazonas destaca a necessidade de ampliar o rastreamento precoce

Foto: Divulgação/SES-AM

O mês de outubro simboliza a mobilização pela prevenção do câncer de mama, e a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) aproveita o período para divulgar, nesta sexta-feira (31/10), o Boletim Epidemiológico sobre Mortalidade por Neoplasias Malignas de Mama, que analisa os óbitos registrados no estado entre 2020 e 2024.

De acordo com o levantamento, o Amazonas notificou 1.149 óbitos por câncer de mama no período, sendo 860 considerados prematuros, ocorridos entre pessoas de 30 a 69 anos. O documento também aponta um aumento progressivo das mortes a partir de 2021, com 260 óbitos registrados em 2024, o maior número da série histórica.

A análise revela ainda que 98,9% das mortes ocorreram entre mulheres, com maior concentração na faixa etária de 50 a 59 anos (31,5%), e predominância de pessoas pardas (72%), refletindo o perfil demográfico do estado.

Segundo a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o boletim se consolida como um instrumento estratégico de vigilância em saúde, ao orientar ações de rastreamento e conscientização voltadas à redução da mortalidade por câncer de mama.

“Os dados nos alertam para a importância do diagnóstico precoce e do acesso equitativo aos exames de mamografia, especialmente nas regiões mais distantes. Detectar o câncer de mama em estágios iniciais salva vidas e amplia as chances de tratamento eficaz”, destacou Tatyana.

O boletim também mostra que, entre 2020 e 2024, foram realizados 88.660 exames de mamografia em mulheres de 50 a 69 anos no Amazonas. Após a queda em 2020, devido à pandemia de Covid-19, o número de exames aumentou de forma contínua, refletindo o fortalecimento das ações de rastreamento nos últimos anos.

O gerente da Vigilância de Doenças e Agravos não Transmissíveis (GVDANT) da FVS-RCP, Fabrício Melo, ressalta que o câncer de mama continua sendo um dos principais desafios de saúde pública no estado.

“A análise das informações é fundamental para orientar políticas de prevenção e controle. O aumento nos exames de mamografias demonstra um avanço importante, mas ainda precisamos oportunizar que todas as mulheres, inclusive as que vivem em áreas remotas, tenham acesso ao rastreamento e diagnóstico oportuno”, afirma Melo.

Medidas de Prevenção

A FVS-RCP reforça que a detecção precoce, por meio do acompanhamento regular nos serviços de saúde e da realização de exames de rotina, como a mamografia, é fundamental para o diagnóstico e tratamento oportuno do câncer de mama.

Além disso, a adoção de hábitos saudáveis — como manter uma alimentação equilibrada, praticar atividade física regularmente e reduzir o consumo de álcool — contribui significativamente para a prevenção e o controle da doença.

O boletim completo está disponível em: www.fvs.am.gov.br.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Espetáculo ‘Cristo Ribeirinho’ reforça identidade amazônica na programação natalina do Teatro Amazonas

11 de dezembro de 2025
Amazonas

Sejusc reforça direitos fundamentais em caminhada pelo Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

11 de dezembro de 2025
Amazonas

“Isso aqui é essencial para gente”, diz motociclista sobre primeiro Pit Stop do Motociclista Legal na zona leste

11 de dezembro de 2025
Amazonas

Representando o Governo do Amazonas, secretário da Sedurb é eleito membro titular do ConCidades

11 de dezembro de 2025
Amazonas

Ipaam 30 anos: Instituto realiza Expofeira e mesa-redonda sobre licenciamento ambiental de mineração

10 de dezembro de 2025
Amazonas

Fortalecimento do setor primário: Sepror qualifica mais de 4 mil produtores rurais em 2025

10 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica