Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Pesquisa aponta Polícia Civil como instituição mais confiável do Brasil. No Amazonas, resultados refletem efetividade e confiança da população

27 de agosto de 2025
Compartilhar

A instituição tem se aproximado da sociedade por meio de respostas rápidas aos crimes e de ações de prevenção e conscientização

FOTOS: Beatriz Sampaio / Erlon Rodrigues / Lyandra Peres / PC-AM.

Uma pesquisa realizada pelo Instituto Atlas, em parceria com a Bloomberg, apontou a Polícia Civil como a instituição mais confiável para a população brasileira. No Amazonas, o resultado reforça a atuação da Polícia Civil do Amazonas (PC-AM), que tem se aproximado cada vez mais da sociedade por meio de respostas rápidas aos crimes e de ações de prevenção e conscientização em comunidades.

O delegado-geral da PC-AM, Bruno Fraga, destacou que os avanços alcançados são reflexo dos investimentos realizados pelo governador Wilson Lima, que fortaleceu a estrutura da PC-AM e ampliou a atuação da Polícia Judiciária em todas as regiões com o chamamento de policiais civis aprovados no último concurso público.

“Hoje, a realidade da segurança pública do Amazonas é outra, graças à chegada dos 250 novos policiais civis empossados desde 2023. O interior do estado foi reforçado, ampliamos a eficiência e a estrutura do atendimento, o que nos permite dar respostas mais rápidas às demandas da sociedade e atuar de forma mais próxima das comunidades. Esse fortalecimento tem contribuído diretamente para aumentar a confiança da população no trabalho da Polícia Civil”, destacou o delegado-geral.

FOTO: Beatriz Sampaio / Erlon Rodrigues / Lyandra Peres / PC-AM.

Fraga ressaltou que os resultados da pesquisa estão diretamente ligados à dedicação dos policiais civis do Amazonas, que atuam com compromisso e responsabilidade para atender à sociedade e reprimir de forma rigorosa os crimes, especialmente o narcotráfico e o crime organizado.

“Já contabilizamos 9,5 toneladas apreendidas de janeiro até agosto e o prejuízo ao crime organizado está avaliado em R$ 300 milhões. Esses números demonstram não apenas a eficiência das operações, mas também o empenho diário dos nossos servidores em proteger a população e enfraquecer as estruturas criminosas no Estado”, enfatizou o delegado-geral.

A aproximação da Polícia Civil com a população é refletida nos resultados da Delegacia Especializada em Homicídios e Sequestros (DEHS), que registra avanços significativos nas investigações de homicídios. A população contribui ativamente por meio do disque-denúncia da delegacia, que permite informar e colaborar de forma anônima e segura com as investigações.

FOTOS: Beatriz Sampaio / Erlon Rodrigues / Lyandra Peres / PC-AM.

A PC-AM registrou, de janeiro até agosto, 141 prisões, e isso reflete o vínculo que a instituição construiu com a população, mostrando que a sociedade pode confiar no trabalho da Polícia Civil. Esse resultado é fruto do comprometimento dos policiais e do apoio da comunidade.

O enfrentamento aos crimes contra crianças e adolescentes é uma prioridade absoluta da PC-AM, tanto na capital quanto nas regiões do interior do estado. De janeiro a agosto deste ano, a instituição, por meio da Delegacia Especializada em Proteção à Criança e ao Adolescente (Depca) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), já efetuou 315 prisões, reforçando o compromisso da corporação em proteger as crianças e adolescentes.

Esses resultados refletem diretamente o aumento da confiança da população na Polícia Civil. O reconhecimento da sociedade é fruto de uma atuação que vai muito além da repressão ao crime: Depca e DPI têm intensificado ações de prevenção, promovendo diálogo constante com as comunidades, esclarecendo direitos e transmitindo segurança e credibilidade em cada ação.

A presença efetiva da Polícia Civil nas comunidades, combinada com respostas rápidas e a proximidade com a população, demonstra que a instituição não apenas investiga e prende, mas também trabalha para prevenir crimes, educar e proteger. Esse esforço integrado fortalece o elo entre polícia e sociedade, reafirmando que a proteção da sociedade é uma prioridade inegociável e que a população pode confiar plenamente no trabalho da PC-AM.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Polícia Civil divulga imagem de Flávio Amaral Félix procurado por estupro de adolescente em Itapiranga

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Governo Presente amplia acesso à saúde em Manaus com mais de 17,6 mil atendimentos em 2025

22 de dezembro de 2025
Amazonas

FVS-RCP atualiza informe sobre vírus respiratórios e registra 5.408 casos notificados no Amazonas em 2025

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Oratório de Natal de Johann Sebastian Bach no Teatro Amazonas tem sessões às 19h até 23/12

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Produtores rurais destacam o fortalecimento do setor primário com apoio do Governo do Amazonas

22 de dezembro de 2025
Amazonas

Polícia Militar confirma apreensão de entorpecentes de 1,164 tonelada em micro-ônibus na Rodovia AM-010 em Rio Preto da Eva

22 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica