Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Representando o Governo do Amazonas, secretário da Sedurb é eleito membro titular do ConCidades

11 de dezembro de 2025
Compartilhar

Nomeação reforça a participação do Estado nas discussões nacionais sobre desenvolvimento urbano

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

Representando o Governo do Amazonas, o secretário de Estado de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano (Sedurb) e da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), Marcellus Campêlo, foi eleito membro titular do Conselho das Cidades (ConCidades). O órgão colegiado faz parte do Ministério das Cidades e tem como finalidade tratar da Política Nacional de Desenvolvimento Urbano (PNDU), abrangendo temas como habitação, saneamento básico e mobilidade urbana.

A nomeação foi oficializada por meio da Portaria SE/MCID nº 1.379, publicada no Diário Oficial da União (DOU), do último dia 2 de dezembro. O secretário é representante do poder público estadual no colegiado, que reúne, ainda, representantes dos poderes públicos federal e municipal, de movimentos sociais, entidades da sociedade civil organizada e da área empresarial. Marcellus Campêlo é engenheiro civil, especialista em Saneamento Básico e em Governança e Inovação Pública.

Campêlo destaca que o ConCidades é um espaço plural e estratégico para o diálogo entre diversos segmentos sociais. “Permite que representantes da sociedade civil, entidades, movimentos sociais e governos estaduais, municipais e federal contribuam para as decisões relacionadas ao desenvolvimento urbano sustentável”, afirmou.

A participação no colegiado ocorre por meio de reuniões ordinárias e extraordinárias, no Ministério das Cidades, em Brasília. O secretário enfatizou, ainda, que a Sedurb também atua na coordenação do Conselho Estadual das Cidades, que reúne os municípios do estado para discutir e desenvolver iniciativas públicas na área.

“Realizamos, recentemente, a 6ª conferência estadual, na qual elegemos os delegados que irão representar o Amazonas na sexta conferência nacional, marcada para fevereiro do próximo ano, em Brasília. Lá, contribuiremos para o debate das políticas públicas voltadas às cidades em âmbito nacional”, explicou.

Campêlo, que também integra o Comitê de Saneamento da entidade nacional, participa ativamente das discussões do ConCidades desde a retomada das atividades do conselho, em novembro de 2023, após seis anos de inatividade.

FOTO: Tiago Corrêa/UGPE

Sobre o ConCidades

O ConCidades é um órgão colegiado deliberativo e consultivo, integrante do Ministério das Cidades, cuja finalidade é tratar acerca da PNDU. Foi criado em 2004 e representa uma instância de comunicação plural com a participação dos diversos atores sociais nos processos decisórios sobre a temática do desenvolvimento urbano sustentável.

O conselho é constituído por 86 membros representativos de segmentos governamentais e da sociedade civil, como movimentos populares, entidades empresariais, de trabalhadores, profissionais, acadêmicas e de pesquisas, além de organizações não-governamentais.

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Espetáculo ‘Cristo Ribeirinho’ reforça identidade amazônica na programação natalina do Teatro Amazonas

11 de dezembro de 2025
Amazonas

Sejusc reforça direitos fundamentais em caminhada pelo Dia da Declaração Universal dos Direitos Humanos

11 de dezembro de 2025
Amazonas

“Isso aqui é essencial para gente”, diz motociclista sobre primeiro Pit Stop do Motociclista Legal na zona leste

11 de dezembro de 2025
Amazonas

Ipaam 30 anos: Instituto realiza Expofeira e mesa-redonda sobre licenciamento ambiental de mineração

10 de dezembro de 2025
Amazonas

Fortalecimento do setor primário: Sepror qualifica mais de 4 mil produtores rurais em 2025

10 de dezembro de 2025
Amazonas

Fapeam promove mesa-redonda sobre os Desafios do Combate à Corrupção no Serviço Público Brasileiro

10 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica