Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Informação Amazônica
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Informação AmazônicaInformação Amazônica
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Amazonas

Wilson Lima anuncia plano para atrair data centers e fortalecer soberania digital no Amazonas

17 de dezembro de 2025
Compartilhar

Governo do Amazonas apresenta agenda para criar polo de data centers em Manaus, com foco em soberania digital, energia limpa e inovação.O governador Wilson Lima intensificou, nesta quarta-feira (17/12), ações para a criação de um polo de data centers no estado durante o seminário “Amazonas – Polo para Datacenters Soberanos e Sustentáveis”, realizado em Manaus. A iniciativa visa posicionar o Amazonas como um hub de processamento, armazenamento e distribuição de dados no Brasil, com ênfase em soberania digital, inovação e sustentabilidade.
Objetivo e acordo técnico
Durante a abertura do seminário, o governador assinou um termo de cooperação técnica com o Instituto Brasileiro de Soberania Digital (IBSD). O acordo prevê a avaliação da infraestrutura digital do estado, o levantamento do nível de maturidade dos serviços públicos digitais e a produção de estudos para orientar políticas públicas voltadas à soberania digital e ao uso responsável de dados, sem previsão de repasse de recursos financeiros.
O governador afirmou que o avanço da digitalização é decisivo para o futuro do estado: “A soberania digital ganha uma nova dimensão na soberania das nações. Estruturas como os data centers são estratégicas para o Amazonas, considerando nossos desafios logísticos e a necessidade de garantir segurança e continuidade dos serviços. Reunimos todas as condições para avançar nessa política, que será uma grande tendência nos próximos anos”.
Vantagens competitivas do Amazonas
O governo aponta vantagens regionais para a implantação de data centers, como matriz energética mais limpa, a produção de gás natural em terra — a maior do Brasil — além da abundância de recursos hídricos e de infraestrutura industrial consolidada. Esses fatores, segundo a apresentação, permitem planejar empreendimentos com foco em eficiência energética, sustentabilidade ambiental e segurança operacional.
O presidente do IBSD, Fabrício Zanini, disse que a parceria fortalece o planejamento estratégico do estado: “A visão do governador direciona o Amazonas para uma posição estratégica. Essa assinatura permitirá o monitoramento de indicadores e o planejamento de ações que ampliem a conectividade, a inovação e a qualidade dos serviços públicos, especialmente no avanço dos data centers”.
Agenda do seminário e próximos passos
O seminário, promovido pela Semig em parceria com a empresa Plank Data Centers, reuniu representantes do governo, especialistas e empresas do setor. A ação marca o início de uma agenda estruturada para discutir modelos regulatórios, a construção de um marco legal para data centers no Amazonas e definir diretrizes para atração de investimentos.
A programação incluiu palestras e painéis sobre uso eficiente de energia e água, conectividade, inteligência artificial e soberania digital. Conforme a organização, os estudos produzidos no âmbito do termo com o IBSD servirão de base para políticas públicas e decisões de investimento.
Também participaram do evento o secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás, Ronney Peixoto; o secretário de Administração, Vivaldo Campos; o diretor-presidente da Empresa de Processamento de Dados do Amazonas (Prodam), Ransés Gadelha; o ex-ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque; o deputado estadual Sinésio Campos; e o presidente do IBSD, Fabrício Zanini.
Digitalização e serviços públicos
O chefe do Executivo estadual lembrou que, desde 2019, o governo promove a transição do analógico para o digital, com impactos na redução de filas, na digitalização de processos e em iniciativas como a telemedicina e a formação em inteligência artificial na Universidade do Estado do Amazonas. Segundo ele, essas ações integram a base para atrair investimentos e ampliar a autonomia tecnológica do estado.
Assuntos nesse artigo:
#datacenters, #soberaniadigital, #energialimpa, #inovacao, #amazonas, #manaus, #wilsonlima, #ibsd, #plankdatacenters, #semig, #prodam, #ransesgadelha, #bentoalbuquerque, #ronneypeixoto, #vivaldocampos, #sinesiocampos, #telemedicina, #inteligenciaartificial, #gasnatural, #recursoshidricos

Assuntos Agência Amazonas, Governo do Amazonas, Governo Wilson Lima, SECOM
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Amazonas

Governo do Amazonas anuncia investimentos do FPS de R$ 25 milhões em projetos sociais e primários

17 de dezembro de 2025
Amazonas

Estados da Amazônia Legal discutem financiamento climático, REDD+ e combate ao desmatamento em São Luís

17 de dezembro de 2025
Amazonas

Operação Carga Pesada do Detran-AM registra aumento de autuações e remoções entre janeiro e novembro de 2025

17 de dezembro de 2025
Amazonas

Prodam participa de seminário sobre data centers soberanos e sustentáveis no Amazonas e detalha formação profissional

17 de dezembro de 2025
Amazonas

Mulher fica trancada dentro de supermercado em Petrópolis, zona Sul de Manaus por mais de uma hora na noite de 17/12

17 de dezembro de 2025
Amazonas

Refis 2025 do Amazonas permite descontos de até 95% e adesão vai até março de 2026

17 de dezembro de 2025
Informação AmazônicaInformação Amazônica