Uma proposta em análise na Câmara dos Deputados pretende impedir que o poder público compre produtos agropecuários provenientes de áreas invadidas. A medida cria uma exigência relacionada à origem da produção e condiciona a participação de fornecedores à comprovação de que os itens oferecidos não têm vínculo com esse tipo de área.
O texto trata da procedência dos produtos como uma informação a ser considerada nos processos de compras públicas. Se a proposta for aprovada, a administração pública deverá observar, além das condições normalmente previstas nas contratações, a origem da produção agropecuária apresentada pelos fornecedores.
A iniciativa ainda está em tramitação. Portanto, a regra não está em vigor e não altera, neste momento, os procedimentos adotados pelos órgãos públicos para a aquisição de produtos agropecuários.
Origem da produção entra no centro da proposta
O ponto principal do projeto é impedir a contratação de fornecedores quando os produtos agropecuários tiverem origem em áreas invadidas. A restrição alcança a etapa de aquisição pelo poder público e procura estabelecer uma relação direta entre a procedência do produto e a possibilidade de fornecimento.
Com isso, a proposta não se limita a definir quais produtos podem ser comprados. Ela também trata das informações que deverão acompanhar a oferta apresentada à administração pública. A origem da produção passa a ser um elemento relevante para a avaliação do fornecedor e do produto colocado à disposição do governo.
A exigência prevista no texto tem como consequência a necessidade de comprovação documental ou declaração de procedência, conforme as regras estabelecidas na própria proposta e na regulamentação aplicável. O objetivo descrito é evitar que recursos públicos sejam usados na aquisição de mercadorias relacionadas a áreas submetidas a invasão.
Responsabilidade atribuída aos fornecedores
Na prática, o projeto desloca para os fornecedores a obrigação de demonstrar a origem dos produtos agropecuários oferecidos em compras públicas. A empresa ou pessoa responsável pela entrega deverá apresentar as informações exigidas para comprovar que a produção não se enquadra na situação alcançada pela restrição.
Essa comprovação funcionaria como requisito associado à contratação. Caso a origem indicada esteja vinculada a uma área invadida, o produto não poderá ser adquirido pelo poder público, de acordo com a regra proposta. A medida também alcança a etapa de análise da documentação apresentada nos processos de compra.
O texto, portanto, relaciona três elementos: a origem da produção, a documentação fornecida pelo participante e a decisão de compra da administração pública. A verificação da procedência deixa de ser apenas uma informação comercial e passa a ter efeito sobre a possibilidade de fornecimento ao governo.
Aplicação dependerá da aprovação do texto
Como se trata de um projeto em análise na Câmara, a exigência ainda depende da tramitação legislativa. O conteúdo poderá ser examinado pelas instâncias responsáveis pelo processo legislativo antes de uma eventual votação. Até a conclusão dessa etapa, não há aplicação obrigatória da regra proposta.
Também não há, no estágio atual, uma mudança geral nos contratos públicos que obrigue fornecedores de produtos agropecuários a apresentar a comprovação prevista no projeto. A obrigação somente poderá ser adotada se a proposta avançar, for aprovada e passar a produzir efeitos conforme as regras do processo legislativo.
A tramitação é relevante porque define como a medida será incorporada às compras públicas, quais documentos poderão ser exigidos e de que forma a administração deverá avaliar as informações apresentadas pelos fornecedores. Esses aspectos precisam observar o texto que vier a ser aprovado ao final do processo.
Impacto sobre processos de aquisição
A proposta introduz um critério específico para a compra de produtos agropecuários pelo poder público. Além de verificar preço, qualidade, condições de entrega e demais requisitos de cada contratação, os órgãos públicos teriam de considerar a procedência da produção.
O efeito esperado sobre os processos de aquisição é a inclusão da origem do produto entre os dados analisados pela administração. Fornecedores interessados em vender ao governo teriam de reunir informações capazes de demonstrar a regularidade da procedência dos itens ofertados.
A regra também pode alcançar diferentes modalidades de compra pública, sempre dentro dos limites definidos pelo texto e pelas normas que regulamentarem sua aplicação. A abrangência efetiva, entretanto, dependerá da redação final da proposta e das etapas seguintes de sua tramitação.
Diferença entre proposta e regra vigente
O projeto não representa uma proibição já existente para todas as compras públicas de produtos agropecuários. Trata-se de uma iniciativa legislativa que busca criar essa restrição para produtos originários de áreas invadidas.
Enquanto a proposta não for aprovada e não entrar em vigor, os fornecedores não estão submetidos, por causa desse projeto, a uma nova exigência nacional de comprovação de origem. A análise dos contratos continua seguindo as regras atualmente aplicáveis a cada processo de contratação.
A distinção é necessária porque a aprovação de um projeto depende de etapas legislativas e pode envolver alterações no texto original. Somente depois da conclusão do processo e da eventual entrada em vigor será possível definir como a exigência funcionará para os órgãos públicos e para os fornecedores.
O que a medida pretende estabelecer
Em síntese, a proposta pretende criar uma barreira para a entrada, nas compras públicas, de produtos agropecuários relacionados a áreas invadidas. Para isso, vincula a aquisição à comprovação da origem da produção e atribui aos fornecedores o dever de apresentar as informações necessárias.
A iniciativa coloca a procedência dos produtos no centro da relação entre fornecedores e administração pública. Se aprovada, a medida fará com que a origem declarada seja considerada antes da conclusão da compra e poderá impedir o fornecimento quando houver vínculo com área alcançada pela restrição.
O texto segue em análise na Câmara dos Deputados. Até que haja decisão final sobre a proposta, a medida permanece como uma possibilidade de alteração das regras aplicáveis às compras públicas de produtos agropecuários.
Fonte: Agência Câmara de Notícias.








